Estudantes do IFTO são premiados na Febrace 2019

O motivo é de muito orgulho para toda a comunidade. Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o projeto de cadeira de rodas motorizadas com sistema de recarga por energia solar.

“Os prêmios, além de motivadores para a continuidade do projeto, revelam a importância em dedicar tempo e esforços na busca de soluções de problemas que estão em nossa vida”, ressaltou o professor Jonierson de Araújo Cruz, orientador do projeto na unidade de Araguaína.

O desenvolvimento do equipamento contou com a participação dos estudantes do 2º ano do curso técnico em Informática. São eles: Jamilly Vitorya da Silva Barbosa, Gabriel dos Santos Teixeira e Márcio Dias Rodrigues da Silva. A equipe participou pela primeira vez do evento. “O trabalho iniciou por iniciativa dos alunos, como proposta para participar da nossa feira de ciência, a Viva Ciência e, depois seguimos com o desenvolvimento da proposta”, disse.

Premiação

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo, uma grande mostra de projetos. A equipe do IFTO recebeu os seguintes prêmios: “Destaque em Engenharia Insper”: workshop no Insper, em São Paulo, para conhecer o Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital Brasileiro); “Mentoria Insper”: para desenvolvimento e aprimoramento do projeto e o prêmio de “Destaque de incentivo à Pesquisa Científica Abritec”.

O Projeto

De acordo com o professor Jonierson, o projeto consiste no desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada para pessoas com mobilidade reduzida. “Na sua concepção, optamos em fazer uso de materiais de baixo custo de fácil aquisição. Foram utilizados canos, conexões e placas de PVC. A carga da bateria é feita utilizando placa solar”, explicou. O vídeo de apresentação do projeto foi disponibilizado na página oficial da Febrace.

A Feira desenvolve o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo no país. Desde 2003, a Febrace tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Este ano, a feira foi realizada entre os dias 19 a 21 de março.

 

Matéria adaptada de: http://www.ifto.edu.br/noticias/estudantes-do-ifto-sao-premiados-na-febrace-2019

Mariana Santana

17 anos, aluna do IFSP - Campus Cubatão, fascinada por política e economia, áreas com as quais pretende trabalhar um dia.

Comentários