5 Olimpíadas que você ainda tem chances de participar em 2019!

As olimpíadas científicas existem com o objetivo de encontrar e dar oportunidades aos alunos interessados nas diversas áreas do conhecimento.
Note que a palavra “interessados” foi empregada aqui, e não “alunos de destaque”, “alunos prodígios”, nem nada do tipo. Acontece que você não precisa ser nenhum gênio para participar. A competição mais interessante que existe em uma olimpíada é aquela feita entre você e seu crescimento.

Dito isso, você ainda tem chances de ganhar uma medalha, o que pode fornecer uma gama de oportunidades. Instituições como a UNICAMP já conseguem selecionar novos alunos através das medalhas em olimpíadas científicas. Tabata Amaral, atual deputada federal e cientista política formada em Harvard, conseguiu bolsas de estudo em colégios particulares do Brasil através de suas conquistas.

Gostou da questão? Pretende participar de alguma olimpíada? Então confira algumas que ainda estão com o prazo de inscrição em aberto:

 

Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa


Com suas inscrições abertas até dia 30 de Abril, essa olimpíada é “um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro.”.
Nesta edição, o tema das produções é “O lugar onde vivo”, com o objetivo de fazer o aluno refletir sobre a realidade local e desenvolver aspectos de cidadania.
Para o Ensino Médio, as categorias de produção estão divididas em documentario (primeiro e segundo ano) e artigo de opinião (terceiro ano).

Link para inscrição: https://www.escrevendoofuturo.org.br/cadastro-usuario

 

Olimpíada Brasileira de Física

Dividida em 3 fases e já tendo a primeira delas marcada para o dia 9 de maio, a OBF é a olimpíada ideal para quem se interessa pelos estudos da Física.
As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de maio.

Link para inscrição:
https://sec.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2019/forms/fase1/formi/

 

Olimpíada Brasileira de Astronomia

Para essa, é necessário inscrever-se logo! O prazo de inscrição termina amanhã, dia 31.
Um dos pontos mais positivos da OBA é a quantidade de informações passadas em cada questão, exigindo bem mais o uso do raciocínio do que conhecimentos prévios.

Link para inscrição:
http://www.oba.org.br/site/

 

Olimpíada Brasileira de Química

“Destinada a estudantes de 1º e 2º anos do ensino médio. Para que o estudante possa participar da fase nacional é necessário se inscrever na Olimpíada Estadual, dela participar e se classificar entre os 25 de cada estado. Após classificados, para contibuar na Fase Nacional as inscrições são realizadas, unicamente, pelos coordenadores estaduais das Olimpíadas de Química. Somente serão inscritos na etapa nacional da OBQ, os estudantes que participaram da olimpíada estadual de química.”

Para os estudantes de terceiro ano do Ensino Médio, a participação é feita na Modalidade B, que segue o mesmo mecanismo adotado na unidade A.

Para mais informações, acesse o site:
www.obquimica.org

 

Olimpíada Brasileira de Linguística

“A Olimpíada Brasileira de Linguística acontece desde 2011, instigando seus participantes a ampliar suas habilidades lógico-analíticas e sua visão sobre os povos do mundo a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Suas quatro etapas (online, em papel, Escola de Linguística e participação na olimpíada internacional) permitem diferentes graus de envolvimento dos estudantes. Em suas sete edições até aqui, a olimpíada firmou-se como um fascinante instrumento de imersão multicultural, trazendo à luz diversos temas do mundo das línguas, da linguagem, dos códigos e da cognição humana.”

Link para inscrição:
http://www.obling.org/students/new

Obs: não é necessário que a escola participe para que um aluno possa se inscrever na OBL.

 

Brandon Oliveira

Estudante do IFSP - Campus Cubatão.

Comentários