Aluna do IF participará de festival de dança na Itália

A Estudante Alicia Oliveira de Aguiar de 19 anos, estudante do IFSP Campus Cubatão, participará do Festival Internacional Livorno in Danza, na Itália.

O Festival Livorno em Danza é um dos principais eventos de dança a nível internacional, registrando a cada ano mais de 800 dançarinos de todo o muando, que se reúnem para executar e mostrar sua técnica e conhecer uns aos outros em um clima de absoluta internacionalidade. Residente de Cubatão, São Paulo, ela nos conta a sua trajetória.

OrgulhoFederal: Como começou o seu interesse pela dança?

Alicia: Meu interesse na dança começou com apenas 5 anos de idade, na ginástica rítmica onde fiquei até os 11 anos, quando decidi tentar o ballet clássico e contemporâno. A partir da nova vontade, ingressei na Escola Técnica de Música e Dança da cidade de Cubatão e mesmo sendo a mais velha da turma e mesmo assim ter menos experiência do que as meninas, continuei a buscar técnica por paixão a dança, logo ingressei também no grupo “Palco & Cia”, com meus 14 anos. O grupo faz parte da escola e é formado por meninas mais velhas e já formadas no curso técnico, na época eu ainda estava no curso livre pois não tinha idade suficiente pro técnico, mas mesmo assim continuei no grupo, que me ajudou a crescer pessoalmente e profissionalmente.

OrgulhoFederal: Como ficou sabendo dessa oportunidade?

Alicia: No ano de 2018, surgindo o interesse pelo jazz, ingressei em um dos grupos artísticos da cidade intitulado Núcleo Bec de dança e assim fui convidada a conhecer a Cia de Dança de Cubatão com quem viajei para o Festival de Dança de Joinville, classificado como o maior festival de Dança do mundo em número de participantes, trazendo premiação de primeiro lugar em conjunto de jazz, com a coreografia “Além Daqui”, de Zeca Rodrigues. Atualmente danço nos grupos Palco & Cia, Núcleo Bec e Cia de dança de Cubatão, fazendo ainda aulas no conservatório. Através do grupo “Palco & Cia”, estive em uma competição na cidade de Cubatão, onde ganhamos vaga para o festival internacional de dança em Livorno, na Itália. Nós partimos na terceira semana de fevereiro e voltamos na semana seguinte, esperamos trazer ao Brasil novas vivências na área.

Grupo Palco e Cia que foi premiado com vaga para festival na Itália

OrgulhoFederal: O que a dança é para você?

Alicia: A dança sempre foi algo muito presente na minha vida, não me lembro de qualquer sonho que já tive que não seja relacionado com a dança ou arte no geral, o amor pela dança é inexplicável e sinto que cresce ainda mais em mim a cada dia e a cada aula, a dança é minha terapia, meu lazer e me sinto eternamente grata e privilegiada por hoje em dia poder dizer que a dança é também a minha profissão!

Guilherme David

Fundador do OrgulhoFederal e da exempl.io. Formado no IFSP - Campus Cubatão em 2018, Guilherme tem a missão de promover uma educação holística no Brasil.

Comentários